top of page

Se engana quem pensa que a formatura marca o fim da relação entre escola e aluno. 

Em um mundo fortemente ligado por redes e interdependente em que vivemos, a educação é uma mediadora para o intercâmbio transfronteiriço de pessoas, conhecimentos, competências, valores, inovação, economia, tecnologia e cultura.

Para que as próximas gerações tenham maior facilidade e possam beneficiar-se das experiências daqueles que já passaram pela escola, estamos iniciando em 2017 o “Projeto Ex-alunos”, a fim de criar melhores e duradouras conexões e troca de experiências entre os ex-alunos e os atuais estudantes.

Entrevistada desta semana:

Barbara Merz, filha de Albert e Vera Merz concluiu o Ensino Médio no Colégio Cônsul no ano de 2012. Barbara que frequentava as aulas de alemão do Colégio obteve todos os diplomas dos diversos níveis de proficiência em língua alemã.

Estudante de Engenharia de Alimentos na UFSC/Florianópolis, Barbara está atualmente participando de um intercâmbio acadêmico de 08/2016 a 08/2017 na KIT (Karlsruhe Institut für Technologie) em Karlsruhe/Alemanha.

 Por que você escolheu a Alemanha como destino para seu intercâmbio acadêmico?

Escolhi a Alemanha por ser um país que faz parte da minha cultura, da minha família. Cresci aprendendo alemão e sempre valorizei as possibilidades que esse país poderia me oferecer futuramente, principalmente para a minha carreira de engenheira. 

Na sua opinião, em que média uma pessoa tem que saber falar alemão para fazer intercâmbio universitário? 

Conheci muitos brasileiros aqui na Alemanha e o nível de cada um é bem variado, tem desde A1 a C1. A própria faculdade oferece um curso intensivo de alemão por 6 meses, então mesmo sabendo pouco da língua é possível fazer um intercâmbio, depende do esforço de cada um! Aqui na KIT existem também matérias lecionadas totalmente em inglês. Pessoalmente, penso que B1 seria mais do que suficiente. 

Você aconselharia outros estudantes (por exemplo, do Ensino Médio do Colégio) a ter a experiência do intercâmbio?

Com toda a certeza do mundo! Antes de viajar eu também estava com medo e nervosa. E se eu não conhecesse ninguém? Se eu não entendesse as matérias? E a saudade? Quando cheguei percebi que todas essas minhas preocupações foram em vão. Está sendo simplesmente o melhor ano da minha vida, estou aprendendo muita coisa nova, conhecendo pessoas de todos os lugares do mundo e tendo experiências inesquecíveis. É uma oportunidade única e imperdível.

Projeto Ex-alunos de Alemão do Colégio Cônsul

bottom of page