top of page

ENTREVISTA EX-ALUNA COLÉGIO CÔNSUL

Anna C. Merz, filha de Albert e Vera Merz, concluiu o Ensino Médio no Colégio Cônsul no ano de 2008. Anna que frequentava as aulas de alemão do Colégio obteve todos os diplomas dos diversos níveis de proficiência em língua alemã.  

 

Quem é Anna C. Merz?

Conclui o curso de engenharia de materiais na UFSC em 2014, e desde maio de 2015 estou em Düsseldorf na Alemanha, fazendo meu doutorado no Max-Planck Institut für Eisenforschung. E durante a graduaçao (na UFSC) também fiz um intercâmbio de 1 ano e meio na Europa. Sendo 1 ano na Alemanha (cidades de Offenburg e Munique).

 

Por que você escolheu a Alemanha como destino para seu intercâmbio acadêmico?

Devido ao conhecimento da língua alemã

 

Qual é/foi a duração do seu intercâmbio?

1 ano na Alemanha e meio ano na Suíça.

 

Durante esse tempo, você visitou outros países na Europa?

Sim muitos! Em especial adorei o sul da França e a Itália.

 

O que você mais gosta/gostou da Alemanha? Alguma curiosidade ou momento engraçado de lá?

Eu adoro os doces daqui, as balas de goma Haribo, chocolates e em especial as típicas Sahnentorten! E também a enorme variedade de pães – feita com os mais diversos trigos (Roggen, Dinkel, Weissmehl, etc.)

 

Uma coisa que achei curiosa quando morei em Munique foi que lá eles comem um tipo de salsicha branca (Weisswurst) com mostarda doce para o café da manhã!

 

Como foi lidar com a língua alemã no dia-a-dia?

No dia a dia achei bem tranquilo. A única dificuldade foi na faculdade, pois os termos técnicos usados nas aulas me eram desconhecidos.

 

O que você achou dessa experiência e o que ela contribuiu na sua formação pessoal e profissional?

Essa experiência foi essencial para mim, pois foi a partir dela que decidi voltar para a Alemanha e fazer meu doutorado aqui. Na Alemanha os equipamentos para pesquisa nas universidades e institutos são de altíssima qualidade! O que torna um doutorado aqui muito mais atraente.

Pessoalmente fiz amizades para a vida aqui, ainda me encontro com meus 3 melhores amigos alemães, da época de intercâmbio, regularmente.

 

Que conselhos você daria aos interessados em fazer intercâmbio?

Só vai! Pois esse 1 ano e meio de intercâmbio com certeza foram um dos melhores da minha vida até agora.

E ter pelo menos um pouco de conhecimento de alemão ajuda muito na hora de fazer amizades, curtas conversas com as velhinhas no mercado, até para ir no salão cortar o cabelo é fundamental conseguir se expressar e tudo isso faz você se integrar bem mais rápido na cultura daqui e assim senti menos saudade de casa.

 

 

Desejamos a Anna muitas realizações e que continue a trilhar um caminho de sucesso! Suas conquistas nos deixam orgulhosos e satisfeitos por termos participado da sua trajetória escolar.

 

 

Entrevista concedida a profa. Mestre Emilia Rosenbrock por Anna C. Merz em 2017.

bottom of page