top of page

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL – ALEMANHA 2016/2017
DEUTSCH-BRASILIANISCHER SCHÜLERAUSTAUSCH 2016/2017

Prezados leitores e leitoras,

O artigo de hoje encerra nossa maratona de relatos da viagem de Intercâmbio para Alemanha 2016/2017. É claro que há muito mais a ser relatado. Espero que tenhamos conseguido repassar a todos vocês um pouco da maravilhosa experiência e vivência que tivemos na Alemanha.

Em março de 2017 o Colégio Cônsul será o anfitrião do grupo de intercambistas alemães. Os prepa­rativos para a visita já estão a todo vapor.

A formação do grupo para o próximo intercâmbio terá início no próximo ano. Se você estiver interes­sado em fazer parte desse grupo e conhecer um país encantador procure um dos professores de Lín­gua Estrangeira ou a Secretaria do Colégio para maiores informações.

Profa. Me. Emilia Rosenbrock

 

BRUCHSAL – a cidade anfitriã

É uma cidade com 43.000 habitantes que faz parte do distrito administrativo de Karlsruhe no estado de Baden-Württemberg. A cidade é conhecida como “Cidade Barroca” ou “Cidade do Aspargo”. Fo­mos recepcionados festivamente no salão nobre da prefeitura de Bruchsal pela prefeita sra. Cornelia Petzold-Schick.

     Bruchsal – Rathaus am Marktplatz                        Recepção na Prefeitura

KARLSRUHE

Com cerca de 300 mil habitantes, Karlsruhe pertence ao rol das cidades projetadas com régua e es­quadro. São 32 ruas que partem radialmente de uma praça central, onde está localizado o Castelo de Karlsruhe, erguido em 1715. Não poderia existir local mais adequado que uma cidade planejada para o nascimento da primeira Escola Politécnica da Alemanha, fundada em 1825.

ZKM em Karlsruhe

O museu de mídia e tecnologias (ZKM) fundado em 1997 é o primeiro museu de concepção total­mente interativa que apresenta como ponto central as obras do novo gênero de arte midiática intera­tiva, representa seu modo de atuação e as questiona.

Exposições, instalações e ambientes incluem o observador por meio de diferentes estratégias e mos­tram as relações criativas com as novas tecnologias.

BERLIM – a capital da Alemanha

OPORTUNIDADE ÚNICA: visita ao gabinete do deputado Olaf Gutting. O prédio visitado está às margens do rio Spree, tem linhas simétricas e muito vidro, que além de oferecer luz natural ao ambiente, simboliza transparência do governo, uma Alemanha democrática – um princípio aplicado nos demais prédios governamentais que se encontram nas adjacências. Também fazem parte do conjunto arquitetônico governamental os prédios Paul-Löbe- Haus, que fica em frente ao prédio da chancelaria, e o Marie-Elisabeth- Lüders-Haus, na outra margem do rio Spree e interligados por uma ponte – aqui também simbolizando a reunificação do país, uma vez que neste ponto o rio dividia a cidade em ocidental e oriental.

Durante a visita ao prédio Paul-Löbe- Haus, no qual ficam os gabinetes dos parlamentares ale­mães, tivemos a surpresa de ver a poucos metros de distância a chanceler alemã Angela Mer­kel. Momento ímpar da viagem!!!

Paul-Löbe-Haus à esquerda e Marie-Elisabeth-Lüders-Haus à direita – interior da Glaskuppel - Reichstag

Portão de Brandemburgo                     Monumento ao Holocausto                   Fernsehturm, Weltuhr e                                                                                                                                                                     Alexanderplatz

Gedächniskirche                                     Unter den Linden                                    Kurfürstendamm

Construção: 1961. O muro tinha 3, 6 metros de altura, com 155 quilôme­tros de extensão, sendo que 43,1 km de extensão passava no centro da cidade, separando Berlim Ocidental da Oriental e os demais 111,9 km de extensão do muro separava Berlim Ocidental do resto da Alemanha Orien­tal. Queda: 9 de novembro de 1989. Trecho do muro tem 1.316m de ex­tensão e contém 106 pinturas de artistas de diversas partes do mundo. As pinturas expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro e estão no lado oriental, por isto chama-se

“East Side Gallery”.

EAST SIDE GALLERY é hoje uma galeria a céu aberto e motivo de muitas fotos dos inúmeros turistas que visitam a cidade e o local.

O CHECKPOINT CHARLIE era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria.

ROTHENBURG OB DER TAUBER

Erguida há mais de mil anos no topo de uma colina, Rothenburg ob der Tauber, a cidade mais linda e charmosa da Rota Romântica, encanta sem dúvida os turistas que por ali passam. O clima medieval está por toda a parte e é impossível não voltar no tempo nesta cidade cercada por uma bela e impo­nente muralha de 3 km de extensão, sobre a qual é possível caminhar e ter uma bela vista da cida­de. A cidade já inspirouWalt Disney a criar o cenário da vila de Gepeto, do histórico desenho de Pinó­quio.

THE STORY OF BERLIN: surpreendentemente enorme e cheio de coisas interessantes!!! No final da visita tem um tour por um “bunker” da época da Guerra Fria com visita guiada.

Disposição das camas em um abrigo (Bunker) anti-nuclear em Berlim

bottom of page