top of page

FAMÍLIA E ESCOLA: O DESAFIO               DE ENSINAR E EDUCAR

Neste século, família e escola são chamadas a trabalharem juntas, criando uma rede de proteção para garantir o desenvolvimento das potencialidades das crianças e jovens, pertencentes a geração de nativos digitais. Foi assim que o Prof. Max Haetinger, mestre e doutor em Educação, iniciou sua palestra a professores e pais, na noite da última quinta-feira, 17. O evento aconteceu no Auditório da Paróquia São Luiz Gonzaga e foi organizado pelo Núcleo das Instituições Educacionais de Brusque.

Haetinger pontuou que a crise deste século está no “comportamento” e ressaltou o poder do “exemplo” às crianças e jovens. “A principal dificuldade desta geração da era digital está no aspecto sócio-afetivo e este só se desenvolve com os dois exemplos que as crianças e os jovens têm: os pais e os professores”, destacou o palestrante e autor de vários livros na área da Educação. Para Haetinger, é de grande importância trabalhar o aspecto sócio-afetivo, visando o desenvolvimento das potencialidades das crianças e jovens. “O desenvolvimento deste aspecto garante a afetividade, o bom raciocínio e o comportamento equilibrado”, completou.

De acordo com Haetinger, o afeto, a resiliência, dividir, compartilhar, estar juntos, confiar, dialogar, interagir, são as qualidades para as famílias desta era. “As crianças, hoje, sofrem com a falta de apoio parental, em função do trabalho dos pais e da rotina familiar. É necessário estabelecer um ambiente de confiança, dividir tarefas, ouvir, argumentar, conversar, compartilhar sentimentos, alegrias e dificuldades, propor acordos e reacordar quando necessário”. Na escola, o conhecimento também deve ser trabalhado através da apresentação de novos desafios, da realização de jogos, brincadeiras, da conversação e experimentação, de atividades em grupos e do trabalho com as novas tecnologias. “O diálogo é a base da aprendizagem e quando a experiência é compartilhada e prazerosa, facilita a fixação e assimilação dos conteúdos. A confiança entre família e escola, professor e aluno, aluno e ambiente, é primordial”, finalizou Haetinger. 

bottom of page